A maquiagem é um acessório poderoso. Usar as cores que mais te valorizam com as técnicas que revelam o melhor da sua beleza é uma forma de se destacar em meio à multidão. Já o contrário, usar cores que te apagam e aplicar a make de maneira equivocada tem o poder de derrubar qualquer look. Pensando nisso, elaboramos um verdadeiro guia para te ajudar a encontrar os produtos certos de acordo com o seu tom de pele.
Classificação dos tons de pele segundo o visagismo
Muitos estudiosos já tentaram entender a variedade dos tons de pele e a sua influência na composição de visuais, seja na moda ou na beleza. Com isso, foram catalogados 32 tons de peles brancas e 38 tons de peles negras , divididos em três grandes grupos, de acordo com a sua temperatura e características majoritárias, das peles quentes, frias e neutras.
Descobrir em qual grupo o seu tom de pele se encaixa, é um dos primeiros passos para escolher produtos de maquiagem para a face com mais propriedade. Entenda quais são as classificações
Peles quentes
As peles quentes são classificadas desta forma porque apresentam a predominância de tons vermelhos e amarelos em detrimento dos pigmentos azuis e verdes. São peles que bronzeiam com facilidade e raramente queimam. São divididas em quatro grupos.
Outono
As tonalidades de pele do tipo outono são brancas, com fundo dourado e, não raro, com sardas. É a pele mais comum em ruivos naturais, como a atriz Marina Ruy Barbosa. Os cabelos normalmente são ruivos, castanho-claros, loiro-dourados ou castanho-médios, em tons de marrom. Os olhos normalmente são castanho-escuros, avelã ou esverdeados.
Primavera
Uma das temperaturas de pele mais comuns entre latino-americanos de etnia branca, o tipo primavera é dourado e levemente corado. A pele pode ser puxada para o creme e bege dourado, podendo ou não apresentar sardas. Os cabelos podem ser loiro-dourados, loiro-escuro acinzentados, castanho-claros ou escuros com nuances douradas e acinzentadas. Os olhos são castanhos, avelã, verdes ou azuis.
Calipso
Pele negra com um tom de pele que vai do claro ao médio, as peles calipso têm o dourado como tom de fundo, como a da atriz Camila Pitanga. Os cabelos naturais costumam apresentar tons médios, como o castanho-dourado, ruivo escuro e castanho escuro. Os olhos podem ir do castanho-escuro ao marrom-esverdeado.
Spike
Com tonalidades que variam do médio ao escuro, a pele Spike é negra com subtom avermelhado, como a atriz Taís Araújo. Os cabelos podem ser pretos, castanho-escuro em tons puxados para o vermelho. Já os olhos são normalmente castanho-escuros ou esverdeados.
Peles neutras
O equilíbrio dos pigmentos azuis, vermelhos e amarelos na pele criam as chamadas peles neutras. Elas não queimam com facilidade e bronzeiam pouco. O tom de fundo pode ser azul acinzentado ou roxo, sem que essas cores se destaquem. O protagonismo fica para os tons de superfície da pele. São duas categorias.
Nilo
De tom claro, marfim, a pele Nilo tem fundo azul-acinzentado e tons delicados. É uma pele pouco corada, com tendência à palidez. Os cabelos são claros, em tons de castanho-claro ou castanho-acinzentado. Os olhos podem ser castanho-claros, acinzentados, azuis ou verdes.
Saara
Típica dos países árabes e povos do oriente-médio, a pele saara é de tom médio, dourada-oliva com fundo roxo. Os cabelos normalmente são claros, em tons de loiro-escuro, ruivo médio e castanho-claro, em casos mais raros podem ser escuros. Os olhos também tendem a ser castanho-claros, mel, verdes ou até mesmo azuis.
Peles Frias
Com a prevalência de tons azuis, verdes, rosas e lilases. De modo geral, são peles que sofrem bastante ao ser expostas ao sol. As brancas ficam vermelhas e queimam no sol e as negras ficam esbranquiçadas e manchadas com a exposição solar sem proteção. São quatro grupos.
Verão
A pele branca de fundo rosado e quase sem nenhum pigmento amarelo é típica dos países escandinavos. Cabelos e olhos tendem a ser claros, com fios loiros, castanho-claros ou quando mais escuros, apresentam tons de marrom acinzentados. Os olhos são azuis, verdes em tonalidades frias, cinzas, castanho-claros ou avelã.
Inverno
Pálida e levemente acinzentada, a pele inverno é branca com subtons azulados e oliva. Esta pele não tem o rosado natural nas bochechas. O cabelo é castanho escuro ou castanho-acinzentado, podendo chegar ao preto. Os olhos podem ser verdes ou azuis com um halo cinza em volta da íris. Também podem ser avelã, castanho-avermelhado ou pretos.
Jazz
A ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, está nesse grupo. A pele Jazz é negra de tom médio a escuro com fundo verde. Os cabelos e olhos são escuros, variando do castanho ao preto em ambos os casos.
Blues
Escura e com fundo azulado, a pele blues é uma das mais raras no Brasil. É um tom de pele muito frio e marcante, como a da atriz (e musa) Lupita Nyong’o. Os olhos e cabelos também são bastante escuros, castanho-escuros ou pretos.
Como escolher a maquiagem que valoriza a sua pele
Agora que você já sabe quais são as principais classificações de pele indicadas pelo visagismo , fica mais fácil descobrir quais são os tons da maquiagem que mais realçam a sua beleza natural e têm o poder de deixar a sua pele radiante.
As pessoas com pele neutra são as mais sortudas, pois todas as cores podem ser usadas para valorizar a sua beleza natural. Elas se beneficiam de tons quentes e frios da mesma maneira, desta forma é importante focar na técnica e na combinação de cores entre si para ficar maravilhosa.
Peles quentes
Como são peles que contém bastante pigmento amarelo e laranja, ficam mais bonitas com cores também quentes e que tenham equilíbrio com o seu tom de fundo. Os vermelhos, laranjas, rosas quentes, dourados, cobres e nuances vivas de azul, verde, lilás e marrom ficam perfeitas em quem tem a pele quente.
Bases e Corretivos
Para escolher a base certa para seu tipo de pele é interessante observar quais são os pigmentos predominantes nos produtos que você testar. As mulheres mais branquinhas devem dar preferência às bases que tenham subtons amarelados em vez dos rosados. Já as negras devem dar preferência aos produtos com nuances alaranjadas e marrons mais quentes.
Os corretivos devem ser escolhidos de acordo com o tipo de olheira ou marca que você deseja cobrir. Você pode investir nos corretivos coloridos amarelos para cobrir olheiras roxas e vermelhos para olheiras marrons e sardas. Depois é importante cobrir o corretivo colorido com um do exato tom da sua pele.
Blushes e Bronzers
As peles quentes são levemente coradas naturalmente, de modo que não precisam de grandes toques de cor no rosto para ganhar luminosidade. Os tons salmão, pêssego, laranja e rosa alaranjado são perfeitos para reforçar o ar de saúde da sua pele.
Para contornar o rosto ou deixá-lo mais bronzeado aposte em bronzers em tons de marrom quentes, como o terracota, o terra-de-siena e o cor-de-mel.
Batons e Sombras
Abuse dos tons quentes para reforçar a sua beleza e deixar o visual radiante. Marrons quentes, vermelhos, laranjas, dourado, bronze e tons vibrantes de azul, roxo e verde ficam incríveis em peles de fundo amarelado ou vermelho.
A maquiagem dos olhos é muito importante para valorizar a aparência, por isso quem tem a pele quente deve sempre trazer algum elemento de cor quente para o olhar. Dê preferência aos tons de marrom para fazer esfumados, em vez do preto, que pode realçar imperfeições como olheiras e manchas.
Os lábios ganham muito mais destaque com batons em tons de vermelho abertos, como o carmim e o vermelho puro, laranja, marrons, greige (quanto maior a porcentagem de bege, melhor) e os rosas quentes, como o rosa antigo ou o rosa queimado.
Peles frias
Com pigmentos rosas, azuis e oliva predominando, as peles frias são mais pálidas e menos coradas. Elas têm a sua beleza realçada com tonalidades igualmente frias, como o taupe, os cinzas, prateado, rosas, lilases, azuis e verdes.
Bases e corretivos
Encontrar bases e corretivos para o seu tipo de pele é relativamente fácil, como os tons de pele frios são muito comuns no exterior, é fácil encontrar produtos adequados para você em marcas importadas.
Dê preferência aos produtos que contenham pigmentos rosados para a pele e aposte nos corretivos amarelos para camuflar olheiras e marcas de vasinhos arroxeados na pele. Quem sofre com rosáceas pode aproveitar também os corretivos verdes para neutralizar o problema.
Blushes e Bronzers
As tonalidades frias são perfeitas para você. Investir em blushes cor-de-rosa, lilás, roxo e até mesmo em vermelhos fechados é interessante. Os bronzers em tons de marrom fechados, com pigmentos acinzentados são mais adequados para fazer o contorno da pele fria. Já os iluminadores rosados e prateados são perfeitos para o seu tipo de pele.
Batons e Sombras
Você tem a pele perfeita para adotar tendências como os batons azuis e verdes. Escolha tonalidades com pigmentos prateados e aproveite o sucesso. Agora se você prefere lábios discretos aposte em todas as tonalidades de rosa, vermelhos fechados, como o burgundy e o marsala, roxos e nudes lilases.
Agora que você já sabe quais são as cores que mais valorizam o seu tom de pele, aprenda as melhores técnicas para aplicar a make e ficar maravilhosa!
Comentários
Postar um comentário